Nesta quinta-feira (10), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação Expugna, uma ação contra uma quadrilha envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação cumpre 43 mandados, sendo 20 de prisão e 23 de busca e apreensão domiciliar, com todos os alvos oriundos da Comarca de Surubim, no Agreste do Estado.
Os mandados estão sendo executados em diversas cidades, incluindo Caruaru, Vertente, São Caetano, Surubim, Bom Jardim, Tacaimbó, Lajedo e Recife.
Além das prisões e buscas, a operação inclui mandados de bloqueio de bens e ativos financeiros dos envolvidos. Imagens divulgadas pela polícia mostram maços de dinheiro apreendidos na ação, além de armas e munições.
A Operação Expugna conta com a participação de 160 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, e teve o apoio da Diretoria de Operações Integradas de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça. Essa ação é parte do Projeto Impulse, inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC/MJSP), que visa fortalecer as ações de combate e desmantelamento de organizações criminosas.
A investigação que deu origem à operação começou em setembro de 2020 e é a 52ª operação de repressão qualificada realizada este ano. A operação também recebeu apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do Grupamento Tático Aéreo, além das polícias de São Paulo e Paraíba.
Os presos e materiais apreendidos estão sendo encaminhados para o Departamento de Repressão ao Tráfico de Drogas (Depatri) no Recife, para a Delegacia de Limoeiro e para Caruaru.