O estado de Pernambuco apresentou uma redução de 22% nos casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em abril de 2025, com 251 ocorrências registradas. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizados 322 casos.
A gestão estadual atribui a queda ao programa Juntos Pela Segurança, conduzido pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE). Segundo dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), abril teve o menor número de MVIs registrados em 2025 até o momento.
“Chegamos ao 11º mês seguido de redução nos homicídios em Pernambuco. São resultados extremamente positivos que conseguimos nas reduções das Mortes Violentas Intencionais e na questão no combate ao crime contra o patrimônio e roubo de cargas. Tudo isso que a gente vem conseguindo fazer juntos tem surtido efeito para a população, embora a gente saiba que o desafio é muito maior”, afirmou Raquel Lyra.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, também ressaltou o trabalho conjunto: “O que estamos vivenciando é fruto de um esforço coletivo, baseado em planejamento, investimento e trabalho firme de todas as forças de segurança. Os números mostram que é possível, sim, reduzir a criminalidade quando há compromisso e ação integrada. A determinação da governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para garantir estrutura, inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública”.