Panfletagem no Centro de Petrolina lembra o Dia Internacional contra a LGBTfobia

O Dia Internacional contra a LGBTfobia é lembrado anualmente em 17 de maio. A data marca a retirada da homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID) em 1990 e se tornou um símbolo de luta e resistência.

Em Petrolina, o dia foi comemorado com uma panfletagem no Centro da cidade, organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na última sexta-feira (17).

Em um mundo onde a violência e a discriminação ainda são uma realidade diária para muitas pessoas LGBTQIAP+, este dia reforça a importância de um compromisso coletivo com a justiça, a inclusão e a dignidade humana.

A gestão municipal de Petrolina tem se empenhado para garantir que a comunidade LGBTQIAP+ tenha acesso às políticas públicas. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos oferece atendimentos médicos, psicológicos, sociais e jurídicos específicos para as demandas deste público.

Desde junho de 2021, o programa “Retifica Petrolina” garante a retificação do registro civil, permitindo a alteração do nome e do gênero em todos os documentos. Em 2023, 37 certidões foram emitidas. A iniciativa conta com a parceria do Cartório do Registro Civil e do Cartório do 1º Ofício de Notas e de Protestos de Petrolina.

Central Direitos Humanos
Em Petrolina, a comunidade LGBTQIAP+ conta com um canal exclusivo para denunciar casos de LGBTfobia, agendar atendimentos médicos, psicológicos, sociais e jurídicos, além de solicitar a retificação de documentos, entre outros serviços. O canal funciona através do WhatsApp: (87) 99103-6999, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Deixe um comentário