Cuidar das feiras e mercados de Juazeiro — incluindo o Mercado do Produtor, um dos maiores entrepostos do país — exige trabalho integrado e contínuo.
Com esse compromisso, a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) deu início à Operação Semana Santa, uma força-tarefa que marca o começo de uma agenda permanente voltada à melhoria desses espaços.
A operação intensificou ações já em curso e promoveu diversas intervenções. No Mercado do Produtor, foram instalados refletores de LED, reorganizado o trânsito e realizada uma ampla limpeza — dentro e fora do entreposto — com uso de maquinário pesado, como retroescavadeiras. Também houve apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social que ficam nas imediações. O objetivo é promover mais segurança, organização e bem-estar para trabalhadores e consumidores.
Segurança e assistência social
Desde o sábado (12), a operação contou com o reforço da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, que intensificaram o patrulhamento no mercado. O apoio foi fundamental para a realização do plantão extraordinário de 44 horas solicitado pelos permissionários, a fim de atender à alta demanda de clientes no domingo (13).
Ainda no sábado, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes) atuou nas proximidades do entreposto, oferecendo acolhimento à população em situação de rua, com destaque para os serviços do Centro POP.
Feiras limpas
As ações se estenderam também a outros pontos da cidade. No domingo (13), o Mercado Joca de Souza passou por sua primeira grande lavagem desde a inauguração, há dois anos. A Feira Livre do Alto da Maravilha também recebeu limpeza intensiva, com apoio do SAAE e uso de carros-pipa.
Segundo o diretor-presidente da AMA, Celso Leal, a Operação Semana Santa marca apenas o início de um calendário permanente de intervenções. A limpeza com carros-pipa, por exemplo, será realizada trimestralmente. Também estão previstos reforços regulares na segurança, iluminação, organização dos espaços e campanhas educativas sobre descarte de lixo e trânsito.
Ordenamento e educação ambiental
A força-tarefa tem contado diariamente com o apoio das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), Ordem Pública e Habitação (SOPH) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). Desde março, esses órgãos vêm se reunindo para construir soluções conjuntas nos principais desafios dos entrepostos municipais.
Além disso, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) está realizando um diagnóstico nos espaços, com o objetivo de realizar ações de conscientização sobre descarte correto de resíduos e reaproveitamento de materiais.
“A partir dessa mobilização, nossa intenção é tornar essas ações parte da rotina. Todos merecem um ambiente digno, funcional e bem cuidado todos os dias”, afirmou Leal.