Três pessoas foram presas e diversas aves silvestres foram resgatadas durante uma operação da Polícia Civil realizada na última quarta-feira (8), em Juazeiro, no norte da Bahia. A ação teve início após uma mulher procurar a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) para denunciar ameaças de morte feitas por seu ex-companheiro e os irmãos dele.
Após acolher a vítima, a equipe policial iniciou diligências. No primeiro endereço investigado, os agentes identificaram várias gaiolas com aves silvestres no exterior da residência.
Com autorização dos moradores para entrar no imóvel, os policiais constataram a existência de cativeiro irregular com diversas espécies mantidas em condições inadequadas de higiene e ventilação, além da presença de animais mortos, o que configura crime de maus-tratos.
Dois homens foram presos no local: um por ser apontado como autor das ameaças e o outro como responsável pelos animais. Em uma segunda residência, também com aves silvestres mantidas ilegalmente, a moradora recusou a entrada dos policiais, sendo necessário arrombar o portão. Ela foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.
Os envolvidos foram autuados por ameaça, tráfico de animais silvestres e maus-tratos com resultado morte. Um quarto suspeito se apresentou voluntariamente na delegacia e também foi autuado.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Unidade Regional do Sertão do São Francisco, foi acionado e realizou o recolhimento das aves.
A operação foi conduzida pela DEAM de Juazeiro, com apoio do Núcleo de Inteligência da 17ª Coorpin, da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI/Norte), do Departamento de Homicídios (DH/Juazeiro) e do Serviço de Investigação (SI) da Coorpin.