Durante a madrugada do último domingo (30), uma operação conjunta na BR 407, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, resultou na apreensão de 43 motocicletas e na detenção de mais de 50 pessoas suspeitas de participação em um “rolezinho”.
A ação envolveu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o 5⁰ Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o 2⁰ Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
Os policiais receberam informações de que dezenas de pessoas haviam se reunido para cometer diversas infrações de trânsito, incluindo direção perigosa, perturbação da circulação e a realização de eventos na via sem permissão. Quando o grupo passava pela Ponte Presidente Dutra, as equipes policiais realizaram um cerco e abordaram os motociclistas.
Os envolvidos foram autuados e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Petrolina. Eles podem responder por crimes de direção perigosa, associação criminosa e aliciamento de menores. Além disso, algumas das motocicletas apresentavam sinais de adulteração.
As penalidades para quem promove eventos em via pública sem permissão e comete direção perigosa incluem uma multa de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. A direção perigosa também é considerada crime, com penas de seis meses a três anos de reclusão. Já o crime de associação criminosa pode resultar em penas de 5 a 10 anos de reclusão e multa.