Neoenergia intensifica ações para retirada de redes de telecomunicações irregulares em postes na cidade de Petrolina

A Neoenergia Pernambuco está intensificando as ações de ordenamento de rede em Petrolina. As equipes da concessionária estão trabalhando para remover cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular ou não autorizada nos postes da distribuidora, com um foco especial nas redes clandestinas de telecomunicações e cabos de telefonia fora dos padrões de segurança ou sem autorização.

Até o final da próxima semana, as equipes da Neoenergia atuarão nas ruas Antônio Santana Filho, Cel. Amorim, e na Avenida Fernando Góes, todas localizadas no Centro de Petrolina.

Essas ações não apenas contribuem para a diminuição da poluição visual, mas também têm um impacto direto na segurança da população, removendo materiais que não atendem às normas técnicas e padrões de qualidade e segurança exigidos pela Aneel e Anatel.

Neste mês, a Neoenergia aumentou o número de equipes de ordenamento de rede em Petrolina para atender à demanda do município e da região no combate às redes clandestinas de telecomunicações. “Essas redes irregulares colocam toda a população de Petrolina em risco. A retirada desses cabos e equipamentos tem como finalidade principal evitar acidentes e incêndios nos postes. Estaremos com nossas equipes prontas para fazer a retirada total de tudo que estiver fora do padrão de segurança”, afirmou Weudo Monteiro, supervisor operacional.

Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia Pernambuco, há também situações de ocupações clandestinas, onde provedores de internet instalam a fiação sem qualquer autorização e fora dos padrões técnicos de segurança.

Regularização

A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento de postes com empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014 da Aneel, Anatel e ANP, e a Resolução 1.044/2022 da Aneel.

Segundo essas resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

A iniciativa da Neoenergia busca assegurar que todos os cabos e equipamentos em seus postes estejam em conformidade com essas normas, promovendo a segurança e a eficiência na infraestrutura de telecomunicações de Petrolina.

Deixe um comentário