Na tarde desta segunda-feira (23), o Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, deu início à programação da 18ª Primavera dos Museus, um evento nacional que, neste ano, aborda o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”.
A oficina “Libras: marca Identitária de um Povo”, ministrada pelo tradutor e intérprete de Libras Davi Figueiredo de Lima, foi o destaque do dia.
A atividade teve como objetivo central introduzir os participantes à Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a importância da inclusão e acessibilidade em espaços culturais.
Durante o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a comunicação que dá voz à comunidade surda no Brasil, ressaltando sua relevância como elemento identitário e ferramenta para ampliar a inclusão.
Realizada entre 14h e 16h, a oficina contou com a participação de visitantes e servidores da Univasf, que discutiram como a acessibilidade e a inclusão podem facilitar a participação de pessoas com deficiência auditiva em ambientes como museus. A programação do Museu de Fauna da Caatinga segue até o dia 27 de setembro, com uma série de atividades que reforçam a diversidade cultural e o acesso a espaços museológicos.
A 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), ocorre simultaneamente em diversas instituições do Brasil, com oficinas, exposições e palestras que enfatizam a importância da acessibilidade e inclusão no patrimônio cultural e natural do país.