Morre, aos 89 anos, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

O ex-presidente do Uruguai tratava um câncer que se espalhou pelo corpo. Ele tinha 89 anos

Morreu, nesta terça-feira (13/5), José Pepe Mujica, agricultor, escritor e ex-presidente do Uruguai. Ele tinha câncer de esôfago. Nascido em 20 de maio de 1935, tinha 89 anos.

A morte de Mujica foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu o aliado do ex-presidente.

Mujica teve uma extensa carreira política, tendo chegado ao ápice ao presidir o Uruguai de 2010 a 2015. Durante a atuação política, o ex-presidente também exerceu importante papel no combate à ditadura uruguaia, de 1973 a 1985. Ele foi preso pelo regime.

No dia 9 de janeiro de 2025, Mujica anunciou que o câncer diagnosticado em abril de 2024 havia se espalhado pelo corpo. Cansado, ele explicou que a idade avançada e o corpo debilitado não permitiam um tratamento agressivo e uma cirurgia.

“O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou Mujica, na época, em entrevista ao jornal Uruguaio Búsqueda.

O ex-presidente uruguaio nasceu em Montevidéu e é filho de Demétrio Mujica Terra e Lucy Cordano. O pai era um pequeno agricultor.

Deixe um comentário