Mercado de mangas no Vale do São Francisco inicia abril com alta da Palmer e queda da Tommy

O mês de abril começou com movimentos distintos nos preços das mangas Palmer e Tommy Atkins no Vale do São Francisco (BA/PE).

De acordo com levantamento semanal referente ao período de 31 de março a 4 de abril, a variedade Palmer registrou valorização de 5%, enquanto a Tommy sofreu queda de 8% em seu valor médio de comercialização.

A Palmer foi negociada a R$ 2,54/kg, impulsionada principalmente pela redução na oferta na região e em outras praças produtoras do Semiárido, como Livramento de Nossa Senhora (BA) e o Norte de Minas Gerais. O fortalecimento da demanda interna, especialmente nas últimas semanas, também contribuiu para o aumento nos preços.

Em contrapartida, a Tommy Atkins teve valor médio de R$ 1,77/kg, refletindo os problemas de qualidade dos frutos nos pomares da região, o que vem limitando o interesse do mercado e pressionando negativamente os preços.

Para as próximas semanas, a tendência é de manutenção do atual cenário, com a oferta da Palmer se mantendo baixa até o segundo semestre do ano. Esse fator, somado à baixa qualidade da Tommy, deve continuar favorecendo a Palmer como principal escolha no mercado doméstico, ampliando ainda mais sua demanda e consolidando sua valorização.

Deixe um comentário