A Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER) de Juazeiro reuniu, nesta terça-feira (20), o Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora.
Esse foi o primeiro encontro realizado pelo grupo, após a assinatura de adesão da gestão municipal ao programa, ocorrida no mês de abril.
A reunião contou com a participação de representantes da gestão pública, empresários, sindicatos, associações, intelectuais e membros da sociedade civil organizada para discutir estratégias de desenvolvimento econômico alinhadas à realidade e às vocações do município.
A reunião, que aconteceu no Espaço Colaborar, incluiu discussões iniciais sobre a implantação do novo Plano Diretor de Juazeiro, uma ferramenta fundamental para o planejamento urbano, social e econômico da cidade. A proposta é que o plano seja construído de forma participativa, refletindo os anseios da população e os desafios do município para os próximos anos.
Com o tema “Políticas Públicas como Agenda de Desenvolvimento”, o encontro marcou o início de um novo ciclo de diálogo e construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da economia local. O objetivo central foi consolidar uma governança participativa, com foco na valorização dos pequenos negócios e na inovação regional.
O consultor do Programa Cidade Empreendedora, Neldenir de Sena Silva, destacou que a iniciativa representa uma mudança importante na forma de pensar e executar as políticas públicas em Juazeiro. “Hoje, conseguimos reunir uma instância de governança que a gestão municipal está estruturando para discutir e viabilizar a pauta do desenvolvimento com base no que Juazeiro é e no que pode se tornar. Instituir uma governança participativa, colaborativa e diversa é essencial neste momento para que possamos construir, com eficiência e precisão, uma agenda que reflita os anseios da população“, explicou.
O encontro é de extrema importância para o fortalecimento da articulação entre o poder público e os diversos setores da sociedade, com o propósito de transformar políticas públicas em instrumentos eficazes de inclusão produtiva e inovação territorial. A intenção é que o processo avance e gere impactos reais no desenvolvimento sustentável de Juazeiro.
Durante a reunião, o diretor-presidente da ADEER, Walterson Gomes, reforçou a importância do envolvimento coletivo na construção dessa nova etapa da cidade.
“Criamos um ambiente plural, cultural, histórico, econômico e social. É nesse ambiente que vamos construir as ferramentas necessárias para o desenvolvimento sustentável, com a realidade e a cara de Juazeiro. Não podemos fazer um plano diretor sem a participação do empresariado, da sociedade civil, dos construtores, dos intelectuais e do povo de Juazeiro (BA). Queremos um plano participativo, democrático e produtivo, que gere um mundo de negócios com segurança jurídica em Juazeiro“, completou.
Como parte da agenda do Comitê Gestor, está previsto que as reuniões aconteçam mensalmente, com o objetivo de garantir continuidade aos debates, alinhamento entre os setores e acompanhamento das ações propostas.