Juazeiro (BA) perdeu nesta sexta-feira (24) o professor, doutor e historiador Charles Muniz Duarte. Autor de 50 livros, é considerado o maior memorialista da cidade. Ele tinha 98 anos, mas não há informações sobre a causa da morte e sobre o local do sepultamento.
Em quase 100 anos de vida, Charles Duarte participou intensamente da vida intelectual de Juazeiro, juntamente com seus contemporâneos João Fernandes da Cunha, Edilson Monteiro. Graciosa Xavier Ramos, Esmelinda Pergentino Calazans Nunes, Helia Siqueira Constâncio e a nossa Bebela, Maria Izabel Muniz Figueiredo.
Casado, teve três filhos e dedicou boa parte da sua existência a contar a história de Juazeiro. Autoridades como o vereador Alex Tanuri manifestou pesar. “Que Juazeiro possa um dia resgatar estes homens e mulheres que dedicaram a vida registrando a existência de uma extraordinária terra de sonhos, oportunidades, calor e amor“, disse em nota.
O presidente da Câmara de Vereadores, Berg da Carnaíba afirmou que “Doutor Charles é, sem dúvida, um dos maiores memoristas do nosso país”.