Juazeiro está entre as 5 cidades mais violentas do país, segundo Atlas

Bahia se destaca negativamente no cenário da violência no Brasil, sendo o estado com maior número de cidades entre as mais violentas do país.

Segundo o Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sete das dez cidades com maior taxa de homicídios estão na Bahia. Os dados referem-se ao ano de 2022.

O Atlas revela que 16 das 20 cidades mais violentas do Brasil estão no Nordeste, com a Bahia contribuindo com sete delas. Esse alto número de homicídios é atribuído, em grande parte, à disputa por territórios dominados pelo crime organizado e pelo tráfico de drogas.

Santo Antônio de Jesus, localizada no Recôncavo Baiano, é apontada como a cidade mais violenta do Brasil, com uma taxa de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes. Segundo o Censo de 2022, a cidade possui 103 mil habitantes.

Outras seis cidades baianas figuram entre as dez com maiores índices de homicídios: Jequié, com uma taxa de 91,9, Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6), Juazeiro (72,3), Itabuna e Feira de Santana, completam essa lista sombria.

Além da Bahia, o Nordeste brasileiro é representado por Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, que apresenta uma média de 66,9 homicídios por 100 mil habitantes, destacando-se entre as cidades mais violentas.

Esses dados ressaltam a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para combater a violência e melhorar a segurança nas regiões mais afetadas.

Fonte UOL Notícias

Deixe um comentário