O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou nesta segunda-feira (13) que buscará a reeleição em 2026. A declaração ocorreu durante um encontro do Partido dos Trabalhadores (PT) com prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.
O anúncio foi feito de forma simbólica, quando o senador Jaques Wagner (PT) se dirigiu diretamente ao governador se ele concorresse à reeleição. Em resposta, Jerônimo Rodrigues acenou positivamente e generosamente, arrancando aplausos e manifestações de apoio aos petistas presentes no evento.
O encontro reuniu lideranças municipais e estaduais para discutir estratégias e ações do partido no estado, além de fortalecer a base governamental com vistas às próximas eleições. A candidatura de Jerônimo, que sucede a Rui Costa (PT) no governo baiano, dá continuidade à hegemonia do PT no estado, consolidada desde 2006.
Jerônimo Rodrigues foi eleito governador em 2022, tendo como principais bandeiras de gestão o fortalecimento da educação, ampliação de programas sociais e desenvolvimento regional.