A Embrapa Semiárido celebra 50 anos como referência em ciência e inovação para a agropecuária de uma das regiões mais desafiadoras do Brasil: o Semiárido, que corresponde a cerca de 12% do território nacional.
Para marcar a data, a Unidade realiza, de 19 a 22 de maio, um seminário comemorativo no auditório da Codevasf, em Petrolina (PE).
Com o tema “Ciência que promove o futuro”, o evento reunirá especialistas, pesquisadores, produtores rurais e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os avanços científicos das últimas cinco décadas e os desafios que se impõem para o futuro da agropecuária no Semiárido.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e painéis temáticos sobre produção animal, segurança hídrica, fruticultura, olericultura, agricultura irrigada, melhoramento genético vegetal, agricultura familiar, mudanças climáticas, desertificação, manejo integrado, bioeconomia e agricultura 5.0.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível neste link. As vagas são limitadas.
A abertura oficial será realizada no dia 19 de maio, às 18h30, com a participação de representantes da atual gestão da Unidade e de ex-dirigentes. Em seguida, a Diretora-Executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Margarida Castro Euler, ministrará a palestra-magna.
Ao longo do evento, seis trajetórias temáticas irão apresentar as principais contribuições científicas e tecnológicas da Embrapa Semiárido em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.
Os relatos serão conduzidos por pesquisadores da ativa e aposentados, além de parceiros do setor produtivo e da academia. Também serão realizados painéis com foco nas perspectivas futuras e nas inovações necessárias para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas na região.
A programação completa pode ser acessada aqui.