Com o fechamento das urnas, o balanço parcial da Operação Eleições 2024 aponta uma redução de 53% nas ocorrências em comparação às eleições municipais de 2020, evidenciando a eficácia das ações preventivas das Forças Públicas de Segurança.
Entre a meia-noite e às 16h deste domingo (6), foram registradas 69 ocorrências, resultando na condução de 118 pessoas para delegacias. Em 2020, foram contabilizados 148 delitos no mesmo período.
A Operação Eleições é um dos principais eventos do calendário da Secretaria de Defesa Social (SDS), exigindo um extenso planejamento operacional. Para este ano, houve um aumento de 19,15% no reforço policial em relação ao pleito anterior, com a ativação de 37.491 postos de trabalho extras. O investimento totalizou R$ 6.748.380, aplicados nas ações de segurança durante todo o processo eleitoral.
As ocorrências registradas incluíram crimes eleitorais, ameaças, provocação, danos, rixas e vias de fato, corrupção eleitoral, lesões corporais em decorrência de conflitos políticos, ameaças contra candidatos, boca de urna e desobediência às instruções da Justiça Eleitoral.
A Operação foi monitorada em tempo real nos Centros Integrados de Comando e Controle em Recife, Caruaru e Serra Talhada. Durante o final de semana, as autoridades da SDS, juntamente com representantes das forças amigas, acompanharam as ações de policiamento nos 184 municípios de Pernambuco.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou que o sucesso da operação é resultado de um planejamento eficaz. Ele destacou a utilização de drones, que possibilitaram a flagrante de compra de votos, permitindo que a polícia acompanhasse todo o processo do crime até a abordagem. Carvalho afirmou que o policiamento continuará de forma preventiva.
A operação recebeu apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de outros órgãos parceiros, garantindo uma segurança robusta durante as eleições.