Fiéis se despedem do Papa Francisco em capela-ardente na Basílica de São Pedro

Milhares de fiéis começaram a se despedir do Papa Francisco nesta quarta-feira (23), em cerimônia marcada pela emoção e pela simplicidade, como ele próprio desejava.

O corpo do pontífice latino-americano foi colocado em caixão aberto diante do baldaquino da Basílica de São Pedro, com um rosário entre as mãos e vestindo uma casula vermelha.

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um derrame. Ele foi o primeiro papa jesuíta, o primeiro latino-americano e o primeiro a adotar um estilo pastoral mais próximo do povo, o que lhe rendeu enorme carisma, mas também resistências dentro da ala conservadora da Igreja.

A última aparição pública do papa havia sido no Domingo de Páscoa, apenas um dia antes de sua morte. O cortejo fúnebre que levou seu corpo da residência de Santa Marta à basílica foi acompanhado por cardeais, guardas suíços e centenas de fiéis emocionados, sob o som de sinos e orações.

Ao contrário dos seus antecessores, Francisco pediu que seu corpo não fosse colocado em um catafalco, mantendo sua linha de simplicidade. Seu sepultamento está marcado para o próximo sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, sendo o primeiro papa a ser enterrado fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

Roma se prepara para receber uma multidão nos próximos dias. O governo italiano estima que entre 150 e 170 delegações estrangeiras comparecerão ao funeral, além de dezenas de milhares de fiéis. Autoridades como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o argentino Javier Milei, o francês Emmanuel Macron, o rei Felipe VI da Espanha e o secretário-geral da ONU, António Guterres, já confirmaram presença. O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, também deve comparecer.

A morte de Francisco também dá início à contagem regressiva para a escolha do novo líder da Igreja Católica. O conclave deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento. Dos 135 cardeais com direito a voto, mais de dois terços foram nomeados por ele.

Na terça-feira (22), cerca de 60 cardeais participaram da primeira congregação geral para definir os detalhes do funeral e os próximos passos até a escolha do novo papa. Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira, liderada pelo camerlengo Kevin Farrell.

Deixe um comentário