Com a proximidade da Semana Santa e do feriado de Tiradentes, os moradores da região terão um período prolongado de descanso, com possibilidade de aproveitar quatro dias consecutivos de folga — entre sexta-feira (18) e segunda-feira (21). Mesmo para quem não pretende viajar, o recesso será generoso, exigindo atenção ao funcionamento do comércio, bancos e serviços públicos.
Segundo o Sindilojas, o comércio do Centro e dos bairros permanecerá obrigatoriamente fechado na Sexta-feira da Paixão (18). A data é um dos quatro feriados do ano em que não é permitida a abertura dos estabelecimentos, mesmo com acordos entre patrões e empregados.
Por outro lado, na quinta-feira (17) e no Sábado de Aleluia (19), o comércio funcionará normalmente. Já no feriado de Tiradentes (segunda, 21), os lojistas que optarem por abrir seus estabelecimentos devem seguir as cláusulas 48 e 49 da Convenção Coletiva da categoria.
O River Shopping terá funcionamento especial, com a programação disponível no site oficial do centro de compras.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias estarão fechadas na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21). No entanto, os caixas eletrônicos, o internet banking e o mobile banking continuarão disponíveis, assim como o sistema de Pix, que opera 24 horas por dia, inclusive em feriados.
A Prefeitura de Petrolina decretou ponto facultativo na quinta-feira (17). Portanto, não haverá expediente nas secretarias, autarquias e órgãos públicos municipais durante todo o período — de quinta até segunda-feira (21). Os serviços serão retomados na terça-feira (22).
A coleta de lixo será suspensa na sexta-feira (18), com retorno previsto para o sábado (19). Creches e escolas municipais também estarão sem aulas nesse período.
Serviços considerados essenciais, como o Samu, o Centro de Parto Normal e as equipes de segurança e trânsito, seguirão com funcionamento regular.
Durante os feriados, a prefeitura disponibiliza atendimento digital por meio da plataforma Petro-online. No site, é possível acessar serviços como emissão de comprovantes de rendimentos, contracheques, parcelamento de IPTU, certidões, alvarás, licenças e outros documentos.
Com a programação definida, os cidadãos podem se organizar para aproveitar o feriado com tranquilidade, respeitando as determinações e mudanças nos serviços.