
Maria Eduarda está no RJ e quer continuar tratamento em PE (Foto: Reprodução)
Uma família de Verdejante, no Sertão de Pernambuco, está precisando de ajuda do Poder Público. A jovem Maria Eduarda, de apenas 12 anos viajou para o Rio de Janeiro há alguns meses, quando sofreu um desmaio e no internamento os médicos identificaram que ela tem um problema crônico nos rins.
Diagnosticada com síndrome nefrótica, Maria Eduarda vive há cinco meses no Rio à espera de retornar a seu estado natal. Gustavo Sá é irmã da paciente e vem acompanhando essa angústia. Ele denunciou o descaso das autoridades nas redes sociais e pede ajuda.
“Estamos há 5 meses tentando uma transferência para o IMIP Recife e se possível para o IMIP Salgueiro, já que ela tem que fazer hemodiálise três vezes na semana. Tenho aqui arquivado e-mails negados, sei que não é fácil, precisa surgir vaga e etc, mas você sabe o que são cinco meses sem nenhuma resposta a não ser um não“, desabafou Gustavo.
Prefeitura responde e se coloca à disposição
Após a repercussão do caso a Prefeitura de Verdejante se pronunciou na quarta-feira (8). “Após o apelo nas redes sociais dos familiares de uma menor, de 12 anos, de Verdejante, que foi diagnosticada com uma doença renal crônica, no Rio de Janeiro, a direção da Clínica de Hemodiálise do IMIP, em Salgueiro, conseguiu, através da direção do IMIP, em Recife, a disponibilização de uma vaga para a realização do tratamento da menor na unidade de Recife”, diz a nota.
A Secretaria de Saúde do município também informou que prestará toda assistência necessária aos familiares e a Maria Eduarda. “A Secretaria de Saúde, informa, que irá disponibilizar o transporte e a estadia para os responsáveis e para a menor, durante todo o tratamento“, conclui a nota.