Exposição fotográfica “Um Mergulho nos Angaris” será lançada nesta quinta-feira na Univasf

O bairro juazeirense do Angari é o foco de uma exposição fotográfica que será exibida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a partir desta quinta-feira (22).

A mostra “Um Mergulho nos Angaris” apresenta fotografias da jornalista Anna França e estará em cartaz no Hall da Reitoria da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O lançamento da exposição será realizado na quinta-feira, às 18h.

A mostra poderá ser vista gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As fotografias integram uma pesquisa de cunho fotoetnográfico, realizada por Anna França como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A obra “Um Mergulho nos Angaris” é composta por 70 fotos em preto e branco e busca documentar aspectos da cultura visual de um dos bairros mais antigos de Juazeiro.

A exposição é promovida pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). No texto de apresentação da mostra, o diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Thiê Gomes, destaca que as fotografias “revelam o protagonismo dos pescadores em sua rotina, evidenciando a poética concreta de seus dias e sua relação íntima com o Rio São Francisco”.

As imagens também mostram o cotidiano dos moradores e do bairro, batizado em homenagem às “angaris”, as mulheres que lavavam roupas às margens do rio.

As fotos que compõem a mostra foram realizadas em 2022, quando Anna França ficou cerca de dois meses e meio em campo fotografando. O TCC que originou a exposição foi publicado no formato de fotolivro.

As fotografias foram apresentadas no Prêmio Expocom 2023 e conquistaram o prêmio na categoria Melhor Ensaio Fotográfico Artístico – Região Nordeste e, posteriormente, o de Melhor Ensaio Fotográfico Artístico Nacional, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A realização da exposição “Um Mergulho nos Angaris” conta com expografia de Ana Luiza Miranda, que assina a produção cultural e gráfica com Adriel Marques. A organização da mostra também tem a participação do servidor Delcivan Carvalho, na área administrativa.

Deixe um comentário