Estado divulga a convocatória dos ciclos Carnavalesco e Junino 2025

O Governo do Estado lançou   convocatória  única  de  propostas  artísticas  para dois  ciclos  festivos  do  calendário  cultural   pernambucano: o  Ciclo  Carnavalesco  e  o  Ciclo  Junino  de  2025.

A meta é valorizar e o fortalecer  cultura nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado por meio da  habilitação  de  artistas,  grupos,  coletivos,  orquestras,  trios pé-de-serra,  quadrilhas  juninas e  agremiações  tradicionais  que irão  compor  as  programações dos festejos carnavalescos e juninos. O edital e seus anexos estão  disponíveis  em www.cul-tura.pe.gov.br.

As   inscrições para a Convocatória do Carnaval e do São João 2025 deverão ser realizadas de 17 de outubro até 16h59 do dia 18 de novembro  deste  ano,  exclusivamente por meio do Mapa Cultural de Pernambuco  (www.mapacul-tural.pe.gov.br/oportunida-de/2319).Segundo a secretária de Cultura, Cacau de Paula, as convocatórias do Ciclo Carnavalesco e  do  Ciclo  Junino  estão  sendo lançadas juntas para otimizar o processo de inscrições por parte   dos   proponentes.

“Muitos grupos e artistas se inscreveram com  a  mesma  documentação em outras edições dos editais do Carnaval e São João. Com esta medida, que é inédita nesta gestão, a classe artística agora terá menos burocracia e menos dificuldades na tentativa de participar das programações destes ciclos festivos”, destacou.

De acordo com a presidente  da  Fundarpe,  Renata  Borba,  a  novidade  também  tem a  proposta  de  dar  agilidade nas  contratações  via  Fundarpe e Empetur, que poderão ser feitas com mais antecedência.  “Além disso, os artistas e grupos culturais que se inscreverem poderão definir qual a região de suas preferências para que  façam  as  apresentações artísticas. Dessa forma, o trabalho  da  curadoria  será  feito de forma mais assertiva e alinhado com os anseios dos trabalhadores  da  cultura”,  ressaltou”.

Para  o  Ciclo  Carnavalesco,  os  proponentes  poderão  se  inscrever em seis categorias. Para o caso  de  Culturas  Populares  de Tradição  Carnavalesca,  Cultura  Populares  Diversas,  Orquestras  e  Dança  da  Tradição Carnavalesca, o limite de apresentações  é  de  seis  por proponente.

Já  no  caso  das categorias Música de Difusão de Repertório Carnavalesco e Outros  Gêneros  Musicais,  os artistas e grupos inscritos poderão  realizar  até  três  apresentações.

Para Já  o  Ciclo  Junino,  os  proponentes  poderão se inscrever em cinco categorias.  Em  Cultura  Popular  de Tradição  Junina,  Cultura  Popular  Diversa,  Trios  Pé-de-serra  e  Quadrilha  Junina,  o limite é de até seis apresentações, enquanto que em Música  de  Difusão  de  Repertório Junino e Outros Gêneros Musicais é de até três.

Diário de Pernambuco

Deixe um comentário