
Polícia Militar foi acionada (Foto: Cortesia)
A eleição do João de Deus, em Petrolina, estava agendada para este domingo (11). Mas o pleito para escolha da nova diretoria da Associação de Bairros não aconteceu. A primeira informação que chegou ao Blog Waldiney Passos foi de que a Gerência Regional de Educação (GRE), órgão ligado ao Governo de Pernambuco, não liberou a utilização da Escola Estadual Jesuíno D’Avila como local de votação.
Sem local de votação
A Federação Regional do Vale do São Francisco (Fervasf), responsável pela eleição, não teria solicitado a utilização da escola, segundo informações repassadas a nossa equipe. Além da não requisição ao Governo do Estado, a GRE também respeitou o decreto estadual que proíbe eventos com aglomeração de pessoas.

Fervasf quis realizar pleito na calçada (Foto: Cortesia)
Fervasf quis realizar pleito na calçada
Mesmo diante da negativa para utilizar a escola estadual como local de votação, a Fervasf insistiu e quis promover o pleito do João de Deus na calçada da unidade, conforme fotos registradas pela população.
A Chapa 2 não aceitou tal medida, já que da forma como a Federação propôs, não se garantia a segurança sanitária aos eleitores na parte externa da escola.
Polícia acionada e eleição suspensa
Após muita discussão e ânimos exaltados, a Polícia Militar colocou ordem no pleito e ficou definido que a eleição do bairro seguirá suspensa até uma nova data. Destaca-se que o decreto estadual segue em vigência até 28 de abril, portanto a votação não deve acontecer antes dessa data.
O Blog tentou contato com representantes da Fervasf através do telefone, para ouvir o outro lado sobre essa situação, mas não obtivemos sucesso. Reiteramos que o espaço está aberto aos esclarecimentos.