
(Foto: Reprodução/Internet)
Ao longo dessa semana o Blog publicou matérias sobre a situação do Hospital Universitário (HU) de Petrolina. Sem receber pacientes com necessidade de ventilação mecânica desde o feriado da Semana Santa, a unidade que atende 53 municípios da Rede PEBA convive com a super lotação e uma equipe reduzida.
Esses elementos somados, segundo o Gerente de Atenção à Saúde do HU, o médico Luiz Otávio Nogueira, levaram a coordenação a publicar uma nota avisando sobre a situação do hospital. “Se chegar paciente com essa necessidade a gente não tem como resolver“, explica o médico.
LEIA TAMBÉM:
Hospital tem carência em várias especialidades médicas, afirma Gerente de Atenção à Saúde do HU
Em março, assim que o HU divulgou a nota, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina, o vereador Gilberto Melo (PR) afirmou que a Prefeitura de Petrolina cedeu alguns profissionais para ajudar no Hospital Universitário.
No entanto, dois deles são anestesistas que atuam nos mutirões de serviços da Secretaria de Saúde e apenas um médico cirurgião geral trabalha efetivamente na unidade, de acordo com Dr. Luiz Otávio.
Com poucos profissionais para atender pacientes dos dois estados, a população de Petrolina acaba prejudicada com a falta de leitos no HU. E isso, segundo Luiz Otávio, motivou a decisão da coordenação de não mais atender alguns pacientes.
“A gente queria que os usuários da Rede PEBA soubessem que o hospital está lotado, a gente acha que é certo falar da realidade, que o hospital está super lotado“, finaliza o médico.