Ceminha 2025 inicia primeira turma da 11ª edição da Colônia de Férias do Cemafauna

Começa na próxima segunda-feira (7) a primeira turma da 11ª edição da colônia de férias “Ceminha”, promovida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A programação segue até o dia 1º de agosto e é voltada para crianças de 6 a 12 anos. As atividades serão realizadas das 8h às 12h, na sede do Cemafauna, localizada no Campus de Ciências Agrárias da Univasf, em Petrolina (PE).

Nesta edição, a colônia segue com a proposta de unir ciência, diversão e consciência ambiental, com uma programação que inclui atividades como observação de aves, manejo de animais silvestres em um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), estudo de insetos, peixes e morcegos da Caatinga, além de dinâmicas sobre o mundo microscópico e as relações ecológicas entre fauna e flora. As ações buscam aproximar as crianças da biodiversidade do semiárido e estimular o interesse pela ciência de forma leve e interativa.

O “Ceminha” conta com turmas de 16 crianças por semana, sendo reservadas duas vagas para alunos da rede pública de ensino e outras duas para crianças com deficiência física, intelectual ou neuroatípicas. Cada criança recebe um kit didático com mochila, camiseta, lupa, bússola, binóculo e outros materiais de apoio para as atividades.

O transporte tem saída às 7h30 do Campus Sede da Univasf Centro e retorno às 12h. Durante toda a semana, os participantes recebem lanche diário, adaptado de acordo com as restrições alimentares informadas no ato da inscrição.

Como forma de garantir uma comunicação direta e eficaz com os responsáveis, a comissão organizadora criará um grupo de WhatsApp que reunirá pais, mães ou responsáveis legais das crianças participantes.

Por esse canal, serão enviadas as orientações gerais sobre a rotina da colônia, a programação das atividades e o cardápio dos lanches. A iniciativa tem o objetivo de oferecer mais transparência e segurança às famílias durante toda a realização do projeto. Ao todo, estão previstas quatro turmas nesta edição, com atividades programadas até o início de agosto.

Deixe um comentário