A Casa de Passagem Bom Samaritano, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está arrecadando doações para dar continuidade ao serviço social realizado na cidade.
Local acolhe pessoas em tratamento médico, à procura de emprego ou que viajaram para resolver pendências, além de moradores de rua. Os interessados em ajudar podem doar alimentos, itens de higiene e limpeza ou materiais para a reforma do espaço. As doações são recebidas no local.
Atualmente, cerca de 18 pessoas são atendidas pela Casa de Passagem e têm direito à alimentação e estadia por até 15 dias. O serviço é gratuito e a unidade de acolhimento é mantida através de doações e do trabalho voluntário.
Alexandre Lopes largou o trabalho como ambulante na praia de Porto de Galinha, em Ipojuca, para vir à Petrolina resolver pendências jurídicas do falecido pai. Mas, o que deveria ter sido solucionado em poucos dias, se arrasta há quase um mês. O trabalhador autônomo chegou a dormir na porta da UPAE, em Petrolina, até que encontrou abrigo na casa de passagem.
“Achei que seria rápido, no máximo cinco dias, mas já está com quase 30. Então, eu agradeço a Deus por existir um lugar como esse aqui, que vem acolhendo pessoas que realmente precisam“, destaca Alexandre.
Ao longo dos 23 anos de serviços prestados, quase 5 mil pessoas já passaram pela casa sem custo nenhum. E pra manter toda essa estrutura o espaço conta com a solidariedade de quem se dispõe a ajudar seja com doação de pães, frutas e alimentos ou com contribuição para reforma do espaço.
“Para a doação de alimento, a gente precisa de muita coisa, como óleo e café. A mistura, como o povo fala, que é a carne, é muito difícil a gente ter. Ovos, leite, material de limpeza, que a gente precisa demais para manter o local limpo. E também estamos na busca de alguém que queira fazer uma reforma, ajudar em uma reforma, porque o prédio está há 23 anos aqui. A gente até consegue uma ajuda ou outra, como tinta, piso ou alguma coisa pra gente arrumar… mas estamos precisando de mais coisas, estruturalmente falando“, explica Monica Bortoloni, diretora da Casa de Passagem.
Para ajudar a Casa Bom Samaritano, os interessados podem entregar as doações em horário comercial, na sede da instituição, que funciona na Rua São José, 422, na lateral do Centro Social do Pio XI – Centro de Petrolina.
Fonte G1 Petrolina