A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizará, nesta sexta (25), sábado (26) e segunda-feira (28), o credenciamento obrigatório de carroças e veículos de tração animal que circulam na sede do município.
Para isso, os carroceiros deverão se apresentar no Curral Municipal de Juazeiro, bairro São Geraldo (próximo ao Marco Zero da cidade), das 8h às 14h. A ação prevê o registro e emplacamento das carroças, além de oferecer consulta veterinária e vacinação para os animais.
Na ocasião, também haverá a entrega de Equipamentos de Proteção Individual — chapéu com protetor de pescoço, colete e garrafinha —, e a aplicação de faixas luminosas nos veículos. Com a regularização, os profissionais terão acesso a benefícios como cestas básicas, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, e cursos de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
A atividade é uma ação conjunta com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). O objetivo, segundo o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes Leal, é oferecer assistência aos carroceiros e melhores condições de trabalho. Além disso, a iniciativa contribuirá para melhorar o controle ambiental e urbano da cidade. Com o emplacamento, será possível ampliar a fiscalização de casos de descarte irregular de lixo e entulho, maus-tratos aos animais e descumprimento de regras de trânsito.
“Se o carroceiro for flagrado despejando lixo em local proibido, por exemplo, podemos localizá-lo e dialogar sobre o erro. Mas não se trata apenas de fiscalizar. Queremos garantir a esses trabalhadores segurança e oportunidades”, explica Leal.
Concluída essa etapa, os carroceiros começarão a ser contatados para participar de cursos e oficinas voltados à geração de renda, além de outras ações de assistência social. Já aqueles que ainda não estiverem credenciados poderão ser notificados e convocados a comparecer à SEMA para regularizar a situação.