Cães da raça Pitbull resgatados pela Polícia Militar foram levados para Canil Estadual de Petrolina

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), por meio coordenadoria de Bem-Estar Animal de Petrolina, esclarece que não há nenhuma decisão sobre eutanásia ou qualquer tipo de mau trato a cães da raça pitbull que estavam sob a tutela do Centro de Controle de Zoonoses do município.

É fundamental esclarecer que três cães da raça pitbull foram recentemente recolhidos pela Polícia Militar, depois de uma série de ataques a outros cães e moradores de uma comunidade petrolinense. Os responsáveis pelos animais foram devidamente acionados pelas instâncias legais.

Após reuniões do Ministério Público com a comunidade, que inclusive fez abaixo-assinado sobre a periculosidade dos animais, ficou acordado que os cães ficariam em tutela do município temporariamente, tendo em vista que a PM não tem canil para receber os três cães.

Desde então, os animais receberam acompanhamento diário de veterinários e assistentes técnicos do CCZ. Na última sexta, a AMMA fez a transferência de forma segura e responsável dos três cães para o canil da penitenciária do Estado de Pernambuco situada em Petrolina. A Coordenadoria do Bem-Estar Animal e veterinários municipais seguem acompanhando de perto a situação dos animais.

Cabe ainda esclarecer, que devido a criação inadequada e ao estado que os animais foram encontrados, ainda não há possibilidade de disponibilização dos três cães para adoção ou reinserção imediata a sociedade.

Para a garantia da saúde e proteção dos animais, bem como, para prevenir de novas ocorrências de ataques, o melhor caminho foi a transferência para o canil estadual. Qualquer informação que sugira sacrifício ou maus-tratos aos animais não têm relação com a verdade.

A AMMA, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Petrolina, ratifica seu compromisso com toda a comunidade, protetores e, principalmente, cães, gatos e demais animais.

O trabalho de estruturação do setor tem previsto diversos investimentos para dar tratamento digno aos animais como, por exemplo, a implantação de uma clínica veterinária com canil/gatil, ampliação de campanhas educativas, serviços de castração, vacinação entre outras medidas.

Deixe um comentário