
O presidente Jair Bolsonaro.
Na reta final da campanha, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) cumprirá agenda em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), nesta terça-feira (27). Bolsonaro participará de uma motociata, promovida por apoiadores. A saída está agendada para 9h, do Aeroporto de Petrolina.
Segundo o Jornal do Commercio, Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL), candidatos a governador e senador, respectivamente, também devem acompanhar o ato político. O grupo sairá de Petrolina rumo a Juazeiro, retornando ao lado pernambucano.
Câmara de Petrolina desmente informação sobre entrega de título
Havia rumores de que Bolsonaro aproveitaria sua passagem para receber o Título de Cidadão Petrolinense, aprovado na legislatura passada pela Câmara de Vereadores. Contudo, em nota, o Poder Legislativo desmentiu essa informação.
Uma portaria baixada pelo presidente Aero Cruz (UB) em 26 de julho deste ano veda a realização de solenidades no período eleitoral. “Caso a entrega de qualquer honraria anteriormente aprovada seja realizada antes do término do período eleitoral, este ato não tem amparo do Poder Legislativo Municipal e fere a orientação normativa estabelecida por esta Casa Legislativa“, diz a nota.
Confira a íntegra da nota:
“A Câmara Municipal de Petrolina vem a público informar que, em cumprimento ao disposto na Portaria nº 008/2022, de 26 de julho de 2022, do Gabinete da Presidência, não realizará nenhuma entrega de Honrarias.
A referida Portaria de autoria do presidente Aero Cruz suspende as solenidades de entrega de títulos honoríficos, outras honrarias e demais eventos solenes durante todo o período eleitoral. A suspensão tem como objetivo prezar pelo dever desta Casa Legislativa de zelar pela lisura do processo eleitoral, assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos, bem como respeitar os ditames da legislação eleitoral.
Reforçamos que a Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim recebeu solicitações de realização de homenagens para diversas autoridades dos vereadores Ronaldo Silva, Ruy Wanderley, Maria Elena e Alex de Jesus, que foram igualmente negadas em cumprimento à Portaria mencionada com a observação de que tais entregas poderiam ser realizadas após o período eleitoral.
Cabe esclarecer ainda que, caso a entrega de qualquer honraria anteriormente aprovada seja realizada antes do término do período eleitoral, este ato não tem amparo do Poder Legislativo Municipal e fere a orientação normativa estabelecida por esta Casa Legislativa, conforme Portaria nº 008/2022, de 26 de julho de 2022, de conhecimento de todos os Edis e servidores”.