Bahia sedia Encontro Regional dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte

Aconteceu nesta quarta-feira (12), em Vitória da Conquista (BA), a abertura do Encontro Regional dos Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O evento reúne integrantes dos GFTs das 10 delegacias da Bahia, além de policiais do grupo especializado oriundos dos estados de Goiás, Pernambuco, Tocantins, Piauí e Sergipe.

Batizada de Operação Sinergia, com significado de cooperação harmoniosa, o evento busca a promoção do intercâmbio de conhecimento e o nivelamento de policiais em procedimentos e técnicas de fiscalização de trânsito e transporte, necessários ao bom desempenho das ações de prevenção de sinistros e garantia da segurança viária.

Esse evento busca também fomentar a discussão de novas estratégias e o aprimoramento das atividades dos GFTs da PRF.

Durante o encontro, que se estenderá pelos próximos dias, serão abordados temas de grande relevância para a atividade dos GFTs, incluindo uma parte teórica, onde os participantes recebem orientações detalhadas sobre a fiscalização de transporte de produtos perigosos, fiscalização de trânsito (foco em motocicletas), fiscalização de veículos de carga (foco em descanso e freio), fiscalização de serviço de transporte, fraudes veiculares (foco em documentos).

Em um segundo momento, os conhecimentos serão colocados em prática através de oficinas (prática operacional), quando os policiais serão divididos em equipes e se deslocarão para trechos das rodovias sob circunscrição da Delegacia de Vitória da Conquista, realizando fiscalizações detalhadas em veículos inerentes aos temas repassados da parte teórica.

No evento de abertura, também foram debatidos temas como gestão de Cartão Programa e PDI, análise de normativas e manuais, escalas, aquisições de equipamentos, uso de ferramentas e sistemas da PRF, planejamento operacional, entre outras temáticas afetos à segurança viária, para garantir uma atuação mais coesa e eficiente dos GFTs.

Foi oportunizado ainda dirimir dúvidas suscitadas pelos participantes e as perguntas feitas foram respondidas de forma clara e transparente. Uma das ações colocada em prática, foi a elaboração de um relatório circunstanciado com as propostas e ideias específicas, que ao final serão apresentadas a gestão da PRF.

A escolha pela cidade de Vitória da Conquista, situada no sudoeste da Bahia, se deve ao fato do município, ser um dos maiores corredores rodoviários do país, com alto fluxo de veículos, transportando riquezas para várias regiões que trazem o progresso nacional.

A circunscrição da delegacia abrange 3 unidades operacionais e se destaca pelos resultados expressivos nas ações de combate à criminalidade e também no volume de fiscalização de trânsito, promovendo a segurança e tranquilidade aos usuários que trafegam pelas vias.

Essas operações realizadas pela PRF possuem também um caráter educativo, chamando atenção quanto à mudança de comportamento dos condutores e a importância do respeito às leis de trânsito, garantindo a segurança viária.

Deixe um comentário