
Reitor esteve reunido com alunos na semana passada ouvindo as demandas do movimento (Foto: Blog Waldiney Passos)
O Blog mostrou a manifestação dos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na sexta-feira (24), quando um grupo trancou os portões do campus Juazeiro e zona rural de Petrolina, protestando contra a mudança nas rotas dos ônibus fornecidos pela instituição.
De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, uma reunião proposta pelos alunos no hall da Reitoria tratou dos pontos colocados em pauta pelo grupo e já estão em análise pela instituição.
LEIA TAMBÉM:
“A pauta principal era as adequações que nós estamos fazendo em relação a rota do transporte estudantil que nós oferecemos hoje. A Univasf hoje tem rotas de transporte entre os campi CCA [zona rural], sede e o campus de Juazeiro”, disse em entrevista por telefone.
Segundo Julianeli, as modificações precisaram ser feitas em decorrência do orçamento disponível à Univasf nesse ano. Mas a pedido dos estudantes, a nova rota será iniciada apenas no próximo semestre, a partir de outubro e não mais a partir de agosto.
Orçamento reduzido
Outro tema colocado em pauta pelos alunos da Univasf foi o corte nas bolsas de assistência estudantil. No entanto, Julianeli afirma que a instituição não teve corte. “Nós não tivemos um corte no orçamento, tivemos um congelamento no orçamento. Desde 2016 estamos recebendo exatamente o mesmo volume de recurso, porém a demanda aumenta gradativamente e estamos fazendo os ajustes para continuar oferecendo os serviços”, destacou o reitor.
Nova manifestação
Entre 120 e 150 alunos estiveram presentes na assembleia com o reitor da Univasf. Nesta terça-feira (28) uma nova manifestação marcada pelo grupo acontecerá às 8h no campus central, com novos pontos de reivindicação, entre eles o passe livre, direito a meia passagem entre Juazeiro e Petrolina e o incremento do transporte estudantil da Univasf com os recursos públicos direcionados ao transporte.