
(Foto: André Schuler/Chesf)
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão da usina de Sobradinho (BA). A ação é gradativa, começou na segunda-feira (9) e seguirá até sexta-feira (13). Segundo a Chesf, a operação é resultado da “situação de controle de cheia na Bacia do Rio do São Francisco pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”.
O reservatório de Sobradinho começou com a liberação de 1.800 m³/s, com aumentos gradativos de 500 m3/s por dia, atingindo na quinta 3.00 m³/s na quinta-feira (12). Desta forma, os ribeirinhos devem adotar medidas preventivas e não ocupar as partes mais baixas das margens.
Em decorrência do aumento na vazão, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro está realizando uma manutenção emergencial no flutuante principal da captação da água em Sabiá 2, no Salitre, nesta terça-feira (10).
“Com a força do volume de água liberado pela Barragem de Sobradinho, o sistema foi danificado, e para realização do procedimento foi necessário suspender temporariamente o abastecimento de água na região“, diz a nota do SAAE.