Aeroporto de Petrolina conclui obra de modernização com investimento de R$ 56 milhões

Nesta sexta-feira (6), a CCR Aeroportos, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto de Petrolina (PNZ), entregou a obra prevista no contrato de concessão com o Governo Federal, antecipando o prazo de conclusão em três meses.

Com um investimento de R$ 56 milhões, a reforma visa aumentar a segurança operacional e proporcionar um ambiente mais moderno e confortável para os passageiros.

As intervenções incluíram a ampliação e reforma do Terminal de Passageiros, novas instalações elétricas, uma estação de tratamento de esgoto, e a ampliação do pátio de aeronaves para comportar seis posições C, além da instalação do Sistema de Ajuda Visual à Navegação Aérea (PAPI) na cabeceira 31. “O Aeroporto de Petrolina tem um papel importante na aviação regional brasileira e no desenvolvimento econômico e social do sertão nordestino. A partir de agora, a população e o setor produtivo da região passam a contar com um aeroporto maior, mais moderno e eficiente. Para nós, é uma felicidade imensa participarmos deste momento importante para o município, para o Estado e para o Nordeste”, afirmou o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo.

Durante a construção, cerca de 340 empregos foram gerados, impulsionando a economia local. A nova sala de embarque, com quase o dobro do tamanho anterior, agora possui cerca de 1.185 m², três portões de embarque, e um novo canal de inspeção com três equipamentos de raio-x. O número de banheiros para passageiros também dobrou, e foi criado um vestiário exclusivo para os profissionais da aviação.

As posições de aeronaves foram ampliadas de cinco para sete, o que aumentará as operações de pouso e decolagem simultâneas, melhorando a eficiência do aeroporto. “Foi um ano de muito trabalho, mas estamos satisfeitos com o resultado. O Aeroporto de Petrolina está pronto para o futuro”, destacou Rogério Guimarães, Gerente de Engenharia da CCR Aeroportos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé França; a Vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; e outros representantes políticos. O Ministro destacou a importância do aeroporto para o turismo na região, especialmente com a antecipação da entrega, preparando o terminal para o período de alta temporada.

Além das melhorias na infraestrutura, foi inaugurada uma escultura de três metros de altura de um trio forrozeiro, símbolo cultural da região, criada pelo artista Francisco Carmo Fernandes Assunção. A obra promete se tornar uma nova atração para turistas e moradores.

O Aeroporto de Petrolina tem registrado um crescimento significativo na movimentação de passageiros. Em 2023, o terminal recebeu quase 500 mil passageiros, um aumento de 21% em relação ao período pré-pandemia. No primeiro semestre de 2024, foram mais de 262 mil embarques e desembarques, representando um crescimento de quase 10% em comparação com o ano anterior.

Desde que a CCR Aeroportos assumiu a administração em 2022, mais de 1 milhão de passageiros passaram pelo terminal, evidenciando o potencial do vale do São Francisco. “Seguimos atuando fortemente para melhorar a experiência de todos que cruzarem os portões do Aeroporto de Petrolina. A partir de agora, o terminal está preparado para receber novos voos e também novos pontos comerciais. Esse ano, já inauguramos mais três novas lojas com a abertura da Casa do Bife, o Salshipão e Mandacaru. Tudo isso, para ampliar ainda mais a satisfação do nosso passageiro”, afirmou Jamerson Vasconcelos, Gerente do Aeroporto de Petrolina.

Deixe um comentário