Um adolescente de 15 anos morreu na noite do último domingo (25) após cair de um ônibus enquanto tentava pegar “bigu” — prática ilegal de se pendurar em veículos em movimento — no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.
O acidente aconteceu por volta das 22h, na Avenida José de Souza Rodovalho. O jovem estava pendurado na porta de um ônibus da empresa Borborema, que operava na linha 062 – Jardim Piedade. O veículo já havia encerrado o percurso regular e seguia em direção à garagem no momento da ocorrência.
Em nota, a empresa Borborema lamentou o ocorrido, informou que acionou os serviços de emergência e enviou uma equipe ao local. A empresa também afirmou estar prestando apoio à família do adolescente, cujo nome não foi divulgado.
A prática de “surfar” ou pegar “bigu” é proibida em Pernambuco pela Lei nº 1.366/2023, que prevê multas que variam de R$ 1 mil a R$ 100 mil. A legislação gerou debates entre motoristas de ônibus, que alegam dificuldade em lidar com essas situações, uma vez que, segundo a lei, devem pedir ao infrator que desça do veículo e, se necessário, acionar a polícia.