
(Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)
Um dado apresentado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) expôs um cenário preocupante em Pernambuco. Somente nos três primeiros meses desse ano, 138 crianças entre 0 e 11 anos foram estupradas no estado. Outros 202 casos foram contra vítimas de 12 a 17 anos.
Os números foram apresentados nessa sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Casos de abuso contra menores têm quase sempre como abusador, membros do núcleo familiar da vítima.
“O violador faz parte do ciclo da criança ou do adolescente, afinal, é comum a gente retrucar se um estranho mexe com a gente, não é? Eles se utilizam do contato e confiança para praticar este tipo de crime, porque a gente costuma se preocupar com o desconhecido, com o conhecido não”, explica o conselheiro tutelar Vado Luz.
A data foi instituída em 2000, pois no dia 18 de maio de 1973 a pequena Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada, no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado carbonizado seis dias após o sequestro. Os acusados de cometerem o crime nunca foram punidos.