
Evento acontece neste sábado e domingo, em Petrolina (Foto: Divulgação)
Neste final de semana o Alcoólicos Anônimos (A.A) de Petrolina está em festa. O Grupo Nova Vida, o primeiro a se instalar na cidade comemora 36 anos de história. Para lembrar as vitórias diárias dos membros, o grupo abre as portas para o público da cidade conhecer o trabalho realizado na instituição.
Apesar de seus 36 anos de história, muitas pessoas ainda marginalizam o trabalho desenvolvido no A.A. Para quem não sabe, o grupo Nova Vida foi a base para o A.A se estabelecer na cidade.
Programação de aniversário
No sábado (24), a partir das 16h o Nova Vida recepciona o público em geral, para conhecer o grupo. E às 20h acontece uma Reunião de Informação ao Público, que contará com a participação de profissionais da saúde e relatos de membros do A.A e seus familiares.
Já no domingo (25) está agendada para 8h uma Reunião Temática sobre o Terceiro Passo e uma Reunião de Recuperação, com relatos dos membros da irmandade.
“O Terceiro Passo é entregar nossa vida e nossa vontade ao deus superior. A Reunião de Recuperação é uma reunião de depoimentos e depois encerraremos o evento”, comenta um membro do AA. Devido ao anonimato, nosso entrevistado não pode ser creditado na matéria.
Relato de vida

Irmandade é oportunidade de recomeçar (Foto: Karen Lima/Arquivo Pessoal)
Ele chegou ao A.A aos 44 anos e está no grupo há 34. Assim como muitos dos irmãos do A.A ele viveu a transformação. Pedindo uma orientação ao destino, ele conheceu o grupo e mesmo desacreditado, foi buscar ajuda. Desde esse dia a vida dele mudou.
“É muito bonito quando a pessoa chega no estado que eu cheguei e depois a gente vê o crescimento espiritual. O alcoólatra é um morto vivo, ele perdeu o controle da vida dele”, relata.
Tema virou TCC de Jornalismo
A jornalista Karen Lima é uma das convidadas do primeiro dia do evento. Ela produziu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Jornalismo um livro-reportagem sobre o A.A.
“Eu já conhecia o AA e como eu tinha uma proximidade, eu percebia que tinham muita coisas interessantes nesse universo e muita gente não conhecia, tem 8 grupos em Petrolina e 4 grupos em Juazeiro”, comenta a jornalista formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.
O TCC de Karen foi apresentado em julho de 2017. Ela montou quatro perfis de cinco membros, acompanhou reuniões nos 12 grupos de A.A de Juazeiro e Petrolina. “Eu pensei, já que eu conheço o AA porque não contar a história deles? Ainda existe muito mistério e preconceito, mas as reuniões são abertas e quem chega lá vai ser muito bem recebido”, diz.
O aniversário do Grupo Nova Vida é aberto a todo público. O evento será realizado na Escola Estadual Gercino Coelho, localizada na Rua do Horto Florestal, s/n, Vila Mocó, Petrolina – PE.