UFPE cai quatro posições em ranking mundial, mas mantém liderança no Nordeste

Universidade Federal de Pernambuco aparece na 891ª colocação mundial e segue como a 14ª melhor instituição de ensino superior do Brasil

A Universidade Federal de Pernambuco registrou uma queda de quatro posições na edição 2026 do ranking do Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR), divulgado nesta segunda-feira (1º). A instituição passou da 887ª para a 891ª colocação entre as melhores universidades do mundo.

Apesar do recuo no cenário internacional, a UFPE manteve sua posição como a 14ª melhor universidade do Brasil e segue sendo a instituição de ensino superior mais bem colocada da região Nordeste.

De acordo com o levantamento, a queda não foi um fenômeno isolado. Cerca de 87% das universidades brasileiras avaliadas perderam posições no ranking global. Segundo o CWUR, o desempenho é reflexo, principalmente, das dificuldades relacionadas à pesquisa científica e da crescente concorrência internacional com universidades que recebem maiores investimentos na área.

Entre as instituições brasileiras analisadas, apenas cinco conseguiram avançar no ranking mundial, enquanto duas mantiveram suas posições. Outras 44 universidades registraram queda.

A liderança nacional continua com a Universidade de São Paulo, que ocupa a 119ª colocação mundial. Em seguida aparecem a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual de Campinas, que completam o grupo das três instituições brasileiras mais bem posicionadas na classificação.

O ranking do CWUR é considerado um dos mais relevantes do ensino superior global e avalia critérios como qualidade da educação, empregabilidade dos egressos, qualidade do corpo docente e desempenho em pesquisa científica.

Deixe um comentário