
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Pernambuco nesta terça-feira (2) para cumprir uma agenda que inclui o anúncio da ampliação da capacidade de produção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e a entrega da Barragem de Panelas II, em Cupira.
Os detalhes da visita foram apresentados em coletiva pelo governo federal na segunda-feira (1º), com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, executivos da estatal e representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e do governo estadual.
Segundo Magda Chambriard, os investimentos da Petrobras em Pernambuco devem alcançar R$ 12 bilhões até 2029, com recursos da própria companhia.
A Rnest, que atualmente produz 130 mil barris por dia, deve dobrar sua capacidade com a conclusão do trem 2, chegando a 260 mil barris. O pico das obras está previsto para o segundo semestre de 2026, quando cerca de 10 mil empregos devem ser gerados no estado.
A presidente da Petrobras destacou ainda o impacto na formação de mão de obra local. A refinaria já conta com aproximadamente 5.700 trabalhadores contratados e a expectativa é alcançar 15 mil postos de trabalho ao longo da obra. Cursos gratuitos de formação técnica estão sendo oferecidos por meio do programa de autonomia e renda da estatal.
As obras de ampliação, iniciadas em junho deste ano, incluem a instalação da segunda unidade de destilação atmosférica, prevista para 2026, o que deve elevar imediatamente a produção em 50 mil barris por dia. Ao todo, 16 contratos foram firmados, sendo sete principais, que somam R$ 8 bilhões, para a construção de novas unidades, como as de hidrogênio, coqueamento e hidrotratamento de diesel. Após a conclusão, a Rnest deverá ser responsável por 17% do óleo diesel S10 consumido no país.
Barragens e Adutora do Agreste
A agenda presidencial também contempla a entrega da Barragem de Panelas II, em Cupira, além do anúncio da retomada das obras da Barragem de Igarapeba, em São Benedito do Sul. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, os investimentos envolvem recursos compartilhados entre os governos federal e estadual.
Outro ponto será a assinatura da ordem de serviço de um novo trecho da Adutora do Agreste, que abastece municípios da região com água do Rio São Francisco. O investimento total deve chegar a aproximadamente R$ 1,7 bilhão, com necessidade adicional de R$ 300 milhões para conclusão, segundo o secretário estadual de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.



