
Após seis meses de tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora Raquel Lyra sancionou, nesta terça-feira (16), o projeto de empréstimo de R$ 1,5 bilhão destinado a investimentos em infraestrutura, abastecimento de água e reforma de hospitais.
A assinatura ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Raquel destacou que o recurso permitirá destravar obras paradas e acelerar novos projetos no estado.
Segundo a governadora, o prazo normal para a liberação do montante é de três meses, mas há esforços para antecipar a chegada do recurso. Ela informou estar em diálogo com o Tesouro Nacional e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para agilizar projetos, licitações e ordens de serviço.
Novos empréstimos
Além do valor já sancionado, o governo estadual aguarda a aprovação de um segundo empréstimo de R$ 1,7 bilhão, em tramitação na Alepe desde junho. A previsão é que os recursos sejam aplicados em obras viárias, saúde e abastecimento de água.
A deputada Socorro Pimentel (União Brasil), líder do governo, adiantou ainda que Pernambuco deve receber US$ 260 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão) de um banco internacional para o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), com foco no abastecimento e esgotamento sanitário de comunidades rurais.
Já a deputada Débora Almeida (PSDB), relatora do projeto de R$ 1,7 bilhão, ressaltou que os recursos também vão financiar novas maternidades e hospitais, como o Mestre Dominguinhos, além de rodovias.



