Um levantamento da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) revelou que 95 pessoas foram assassinadas em Petrolina entre janeiro e junho de 2025.
O número representa um leve aumento em relação aos 90 crimes registrados no mesmo período de 2024, alcançando níveis superiores aos de 2023, que somou 83 homicídios.
No panorama estadual, Pernambuco apresentou uma redução de 11% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs), totalizando 1.619 casos.
Mês a mês
Janeiro: 16 homicídios
Fevereiro: 15 homicídios
Março: 19 homicídios
Abril: 9 homicídios
Maio: 14 homicídios
Junho: 22 homicídios
Junho foi o período mais violento, registrando os impactantes 22 assassinatos, a maior quantidade mensal já vista nos últimos três anos.
No dia 19 de junho, um homem de 35 anos, no bairro Jardim São Paulo, foi morto a tiros dentro do carro. A ação foi captada por câmeras de monitoramento, e os suspeitos foram detidos por uma operação policial em 4 de julho.
Em março, o homicídio do policial militar Lucas Emanoel Marinho, de 33 anos, chamou atenção. Segundo investigação, o crime foi cometido pela ex-companheira, a policial da Bahia Marleide da Silva Pereira, que foi indiciada por homicídio qualificado blognossavoz.com.br.
Das 95 vítimas, seis eram mulheres. Uma das tragédias mais marcantes foi o assassinato da adolescente Geovanna Mônica Arquino dos Santos, de 15 anos, morta a tiros em casa, no dia 19 de abril, no bairro São Gonçalo .
A SDS informa que todas as investigações estão em curso, com intensificação de operações policiais após casos de grande repercussão. No entanto, não foram divulgadas informações sobre o índice de elucidação dos crimes. A facilidade de acesso às circunstâncias de cada caso e a resposta das autoridades são aguardadas pela população.
A escalada nos homicídios pelo terceiro ano consecutivo, especialmente após os 22 casos de junho, acende sinal de alerta sobre a segurança pública em Petrolina.