Ao longo desta semana, Petrolina recebe a ação ‘Rodas para o Mundo’, um projeto da ONG americana Joni And Friends, que tem como objetivo promover inclusão e qualidade de vida através de doação de 150 cadeiras de rodas.
Na missão realizada no município, a iniciativa conta com a parceria da ONG Cidade Social PNZ , que viabilizou a ação na cidade além do apoio do programa de voluntariado Transforma Petrolina.
A abertura da ação ocorreu nessa segunda-fera (7), e foi marcada por um acolhimento especial aos beneficiários e seus familiares. Logo na recepção, voluntários do Transforma Petrolina e do SENAC ofereceram serviços de massoterapia, corte de cabelo e maquiagem gratuitos.
Enquanto isso, na parte interna, um verdadeiro intercâmbio de solidariedade acontecia simultaneamente. Voluntários internacionais da Joni And Friends, junto aos voluntários locais e de diversas partes do Brasil, estavam envolvidos ativamente na logística, organização e montagem das cadeiras de rodas.
Cada cadeira foi adaptada em tempo real, conforme a necessidade específica de cada usuário, garantindo que todos recebessem o atendimento personalizado e adequado.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a ação atende a demanda local e também fortalece a rede de apoio para pessoas de outras cidades. “O projeto chegou agora em Petrolina, mas já atendeu pessoas de Juazeiro, Pilão Arcado e outras cidades da Bahia e Pernambuco. Estamos muito felizes por nossa cidade receber uma ação tão democrática e de impacto social tão relevante na vida de tanta gente”, comemora.
A ONG Joni and Friends foi fundada por Joni Eareckson Tada, uma mulher que ficou tetraplégica após sofrer um acidente de mergulho em 1967, quando tinha apenas 17 anos.
O acidente a deixou sem movimento nos braços e nas pernas, mas também a levou a uma jornada de superação e compromisso com a causa das pessoas com deficiência. Hoje, a ONG atua mundialmente no apoio a pessoas com deficiência, fornecendo cadeiras de rodas e outros recursos de mobilidade a quem mais precisa.