PF e Forças Especiais erradicam 13 mil pés de maconha em Carnaubeira da Penha

Uma operação conjunta da Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE), do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/PE) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga (CIPE/BA) resultou na erradicação de aproximadamente 13 mil pés de maconha em uma área rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano. A ação ocorreu na manhã da última sexta-feira (4).

Durante a ofensiva, duas plantações foram localizadas e destruídas. No local, as equipes apreenderam ainda uma espingarda de fabricação artesanal. Todo o material recolhido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade, que instaurará o inquérito para investigação do caso. Ninguém foi preso na ocasião.

A ação faz parte das estratégias permanentes da PF no combate à produção e ao tráfico de entorpecentes no Sertão, região historicamente usada para cultivo ilegal de maconha. Segundo a corporação, a erradicação de plantações contribui diretamente para a redução do fornecimento da droga em Pernambuco e em outros estados do Nordeste.

De acordo com dados da PF, em 2022 foram erradicados cerca de 1,6 milhão de pés de maconha, o que evitou a produção de 320 toneladas. Em 2023, esse número foi de 618 mil pés, com 124 toneladas deixadas de ser produzidas. Em 2024, já são 1,37 milhão de pés destruídos, evitando a produção estimada de 475 toneladas da droga.

As operações continuam em regiões consideradas estratégicas, com o objetivo de enfraquecer a cadeia produtiva do tráfico e conter a distribuição de entorpecentes.

Deixe um comentário