São João de Petrolina reúne líderes nacionais e reforça protagonismo político e cultural do Sertão

A abertura oficial do São João de Petrolina, realizada nesta sexta-feira (13), marcou não apenas o início da maior festa junina do Brasil, mas também um momento de prestígio político e cultural para a cidade sertaneja. A presença de lideranças de peso no cenário nacional evidenciou a consolidação de Petrolina como um polo de influência cada vez mais relevante no mapa político e cultural do país.

Entre os nomes que prestigiaram o evento no Pátio Ana das Carrancas estiveram o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, o prefeito do Recife, João Campos, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além da deputada federal Tabata Amaral.

Os anfitriões da noite foram o prefeito Simão Durando, e o vice-prefeito, Ricardo Coelho, acompanhados por Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina e atual presidente estadual do União Brasil, e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, figura histórica da política local e nacional.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também compareceu ao evento, reforçando o caráter plural e institucional da celebração. A união entre representantes do Executivo estadual, municipal e federal demonstra o prestígio crescente da cidade e do evento, que já é reconhecido nacionalmente como o maior São João do Brasil.

O São João de Petrolina não é apenas um espetáculo cultural; é uma vitrine que atrai turistas de todo o país e movimenta fortemente a economia regional. A festa se transformou em um dos principais instrumentos de afirmação cultural do povo nordestino, valorizando tradições como o forró, o artesanato, a culinária típica e a hospitalidade sertaneja.

Em suas redes sociais, Miguel Coelho destacou o simbolismo da noite: “Petrolina é a capital do São João do Brasil! Reunimos nesta noite o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, o ministro Silvio Costa Filho, prefeito do Recife, João Campos e a governadora Raquel Lyra. Isso mostra nossa força e sobretudo a capacidade do nosso povo em realizar um São João lindo, cheio de cultura, alegria e paz. Por isso não cansamos de dizer: o melhor São João do Mundo está aqui. ”

A presença de figuras como João Campos, cotado como nome forte da oposição para a disputa ao Governo de Pernambuco em 2026, também conferiu ao evento um tom de bastidores eleitorais. Campos, além de circular com naturalidade entre autoridades, foi calorosamente recebido pelo público, sendo constantemente abordado para fotos e cumprimentos.

O São João de Petrolina, que segue até o dia 23 de junho, já não é apenas uma festa: tornou-se um marco cultural, político e econômico do interior do Brasil. E, mais do que nunca, posiciona a cidade como referência nacional em capacidade de articulação, realização de grandes eventos e valorização da cultura nordestina.

Deixe um comentário