Primeira cidade brasileira a contar com uma rede local de gás natural, Petrolina também saiu na frente, na última quarta-feira (14), ao sediar um importante debate sobre os desafios e as oportunidades dessa solução energética para o desenvolvimento sustentável no Sertão do São Francisco.
O workshop, promovido pela Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE/URSF), contou com a participação do gerente de Comercialização da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), João Alfredo de Morais Guerra.
Relembrando a implantação pioneira da rede local de gás natural em 2021, realizada pela Copergás, o gerente destacou os benefícios das soluções energéticas eficientes e sustentáveis oferecidas aos setores industrial, comercial, de serviços, imobiliário e de transporte.
Até o momento, os investimentos somam mais de R$ 13 milhões. “Essa iniciativa inovadora permitiu a conexão de empreendimentos industriais e de distribuição de combustíveis, abrindo um leque de oportunidades para o desenvolvimento local”, ressaltou Guerra.
Ele também enfatizou que o gás natural proporciona conforto e praticidade, sendo um aliado essencial no preparo de alimentos, graças ao controle preciso da temperatura e à economia em relação a outras fontes de energia. Além disso, pode ser utilizado no aquecimento de água, trazendo mais comodidade aos lares, e na geração de energia.
Usinas termelétricas movidas a gás natural complementam fontes como a eólica e a solar, garantindo um fornecimento mais estável e confiável para a região.
No encerramento do evento, o diretor regional da FIEPE, Albânio Nascimento, destacou o papel estratégico do gás natural na indústria, onde atua como insumo energético fundamental, tornando os processos produtivos mais limpos, eficientes e competitivos. “Trata-se de uma contribuição significativa para o aumento da produtividade e a redução das emissões, promovendo o crescimento econômico aliado à sustentabilidade ambiental”, concluiu.