Neoenergia recupera energia suficiente para abastecer Petrolina durante 30 dias

Nos primeiros três meses de 2025, a Neoenergia Pernambuco recuperou mais de 40 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica por meio de ações de prevenção e combate a desvios. A quantidade de energia recuperada seria suficiente para abastecer o município de Petrolina por um mês.

As ações envolveram mais de 37 mil inspeções em toda a área de concessão da companhia, além da substituição de 15 mil medidores obsoletos ou com possíveis falhas.

Para reforçar a eficácia das medidas, a empresa adotou tecnologias avançadas, como sensores inteligentes e ferramentas de análise de dados (analytics), possibilitando uma atuação mais precisa no combate às perdas elétricas.

A tecnologia nos permite agir de forma estratégica e assertiva, combatendo desvios com mais eficiência, seja com foco em consumidores residenciais e empresariais ou na iluminação pública. Além de permitirem a recuperação de energia, essas ações permitem que as pessoas tenham acesso aos serviços de forma regular e segura”, destacou Hugo Cezar Andrade, gerente operacional da Neoenergia Pernambuco.

Entre as iniciativas de modernização utilizadas está a blindagem de redes elétricas, que inclui a implantação de novos padrões e a substituição de equipamentos como cabos e medidores. Uma das principais mudanças é a migração para o Sistema de Medição Centralizado (SMC), em que os medidores deixam de ser instalados em fachadas ou no interior dos imóveis e passam a ficar conectados aos postes. Essa tecnologia viabiliza a telemedição, permitindo o monitoramento remoto dos equipamentos e a rápida detecção de irregularidades.

Outro foco das operações foi a regularização de consumidores clandestinos, com a instalação gratuita de medidores em imóveis que ainda não contavam com o equipamento. De janeiro a março, mais de 19 mil clientes foram regularizados pela concessionária.

A atuação da Neoenergia Pernambuco contou ainda com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e do Instituto de Criminalística. Juntas, as instituições participaram de 70 ações com suporte policial no trimestre. A definição das localidades onde ocorreram as operações foi feita com base em estudos técnicos e na análise de dados fornecidos por sensores distribuídos em pontos estratégicos da rede elétrica.

A concessionária reforça que o furto de energia representa riscos à segurança da população e impacta diretamente os custos pagos por todos os consumidores, já que os prejuízos acabam sendo rateados. Por isso, a empresa incentiva que fraudes e ligações irregulares sejam denunciadas de forma anônima, por meio do número 116.

Deixe um comentário