A Justiça Eleitoral determinou nesta segunda-feira (5) a cassação dos mandatos do prefeito de Exu, José Pinto Saraiva Júnior (PSD), e do vice-prefeito Francisco Afonso de Oliveira (PP), além da inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito Raimundo Pinto Saraiva Sobrinho (PSDB), por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024.
A decisão foi proferida pelo juiz João Victor Rocha da Silva, da 79ª Zona Eleitoral, com base em uma ação movida pela coligação opositora “Unindo Forças para Transformar”.
A denúncia apontou que Raimundinho Saraiva, então prefeito, promoveu uma obra de pavimentação divulgada nas redes sociais pessoais na véspera do pleito, o que teria interferido na normalidade das eleições. Segundo o magistrado, mesmo sem participação direta, Júnior Pinto e Chico Afonso foram beneficiados pelo ato.
A defesa dos envolvidos anunciou que irá recorrer da decisão, alegando falta de provas contundentes. O juiz não determinou o afastamento imediato dos cargos, portanto os gestores permanecem nas funções até que o caso transite em julgado ou haja nova decisão superior. Se a cassação for mantida pelo TRE-PE, Exu deverá passar por novas eleições.