Bombeiros controlam incêndio de grandes proporções em região de mata do Pai Inácio, na Chapada Diamantina

O incêndio de grandes proporções que atingiu a região do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, foi controlado neste sábado (29) por bombeiros militares, brigadistas voluntários e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo consumiu a vegetação por cerca de 48 horas, gerando grande preocupação na região.

Apesar do controle das chamas, equipes do Corpo de Bombeiros continuam atuando em pontos isolados que ainda contêm matéria orgânica dentro das fendas rochosas, o que pode representar risco de novas queimadas. O trabalho agora exige remoção precisa desses resíduos para evitar a reativação do incêndio.

Uma das frentes do fogo avançou na direção do Morro do Pai Inácio, enquanto outra seguiu para a área do Mucugezinho, onde brigadistas permanecem atentos aos focos residuais. No total, 45 bombeiros militares, brigadistas voluntários, dois aviões modelo Air Tractor e um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estão envolvidos na operação.

O incêndio começou na quinta-feira (27) e se espalhou rapidamente devido à vegetação seca. As chamas chegaram a se aproximar de algumas residências, assustando moradores. No entanto, não há registro de feridos ou de pessoas que precisaram deixar suas casas.

Deixe um comentário