A Polícia Federal (PF) de Pernambuco, por meio da delegacia de Salgueiro, realizou a prisão de um homem de 27 anos, residente em Moreilândia, no Sertão Central. A ação ocorreu no dia 21 de fevereiro, mas só foi divulgada nesta quinta-feira (27).
A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandato de busca e apreensão na residência do suspeito, no âmbito de uma investigação sobre armazenamento, divulgação e produção de imagens contendo cenas de abuso sexual infantil.
As investigações tiveram início em 2024, a partir de uma denúncia recebida por um órgão não governamental que monitora esse tipo de crime. Durante a operação, os agentes da PF identificaram, no celular do suspeito, fotos e vídeos de conteúdo pornográfico infantil. Diante disso, ele foi preso em flagrante com base nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tratam do compartilhamento, posse e armazenamento de material contendo abuso infantil.
Na ação, foram apreendidos dois celulares e um notebook, que passarão por perícia para auxiliar nas investigações em andamento.
As penas previstas para os crimes variam entre três a seis anos de reclusão, além de multa, no caso do artigo 241-A, e de um a quatro anos de reclusão, com multa, no caso do artigo 241-B.
Após a audiência de custódia, o suspeito foi liberado mediante o cumprimento de medidas condicionantes, incluindo tratamento psicológico. Durante o interrogatório, ele confessou ser um usuário de conteúdo que consistia no registro de adultos trocando fraldas de crianças, e que não comercializava tais conteúdos, realizando apenas trocas gratuitas.
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorem as atividades online de crianças e adolescentes, alertando para os riscos de abuso no ambiente digital.