O comércio de Petrolina não funcionará na segunda (3) e terça-feira (4) de Carnaval. A suspensão das atividades foi definida por meio de uma permuta de feriados, substituindo o Dia da Consciência Negra (20 de novembro 2024) e a Data Magna de Pernambuco (6 de março 2024).
A medida, acordada na Convenção Coletiva 2024/2025, tem validade apenas para este ano, conforme previsto na cláusula 50 do documento. A partir da Quarta-feira de Cinzas (5), o funcionamento do comércio varejista será normal, incluindo os dias subsequentes até sábado (8).
Apesar da tradição, o Carnaval não é considerado feriado nacional e, para que tenha essa validade, precisa ser instituído por lei municipal ou estadual. Em Petrolina, os feriados oficiais incluem: Sexta-feira Santa, Corpus Christi, São João, Dia da Padroeira (Nossa Senhora Rainha dos Anjos), aniversário da cidade (21 de setembro) e o Dia do Comerciário (terceira segunda-feira de outubro).
Embora a Prefeitura de Petrolina decrete ponto facultativo no período de Carnaval, essa medida se aplica apenas a órgãos públicos de administração direta e indireta, não abrangendo empresas de iniciativa privada.