
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) manteve o estado de observação até quarta-feira (29), com previsão de chuvas moderadas e ventos fortes
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) renovou o alerta de estado de observação para diversas regiões de Pernambuco, incluindo o Grande Recife, além do Agreste e do Sertão.
A previsão é que as chuvas continuem, além dos ventos fortes. A renovação do alerta foi publicada na tarde desta terça (28) e de acordo com a Apac, as condições meteorológicas que favorecem as chuvas estão ligadas à confluência dos ventos (fenômeno que forma as nuvens), que aumentam a instabilidade nas regiões afetadas.
As pancadas de chuva devem ser mais intensas durante o período da tarde e noite no Sertão e Agreste, e durante a madrugada na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife.
O alerta segue até a quarta-feira (29), com expectativa de chuvas de intensidade moderada, que devem continuar atingindo a capital e áreas adjacentes.
Impacto
Desde o domingo (26), as chuvas têm afetado diversas regiões do estado, com destaque para o Grande Recife e o Agreste.
Moradores de várias cidades têm enfrentado dificuldades devido aos alagamentos e quedas de árvores, além de complicações no trânsito.
O Centro de Operações do Recife registrou pelo menos seis árvores caídas na capital, com riscos significativos para pedestres, motoristas e ciclistas.
O fenômeno meteorológico responsável por esse quadro é um distúrbio ondulatório de leste, formado no oceano e que se desloca em direção aos estados da Paraíba e Pernambuco.
Esse distúrbio causa pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, aumentando a instabilidade climática e os riscos de danos.