A Polícia Federal (PF) apresentou o balanço das operações realizadas em Pernambuco em 2024 para combater o cultivo ilegal de maconha. Ao longo do ano, foram erradicados 1,368 milhão de pés de maconha, resultando na interrupção da produção de 455 toneladas da droga, mais que o dobro do total retirado de circulação em 2023.
A nona fase da Operação Terra Livre, conduzida pela delegacia da PF em Salgueiro, aconteceu entre os dias 4 e 14 de novembro, abrangendo ilhas do Rio São Francisco e cidades como Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Ibimirim, Belém do São Francisco, Betânia, Carnaubeira da Penha, Floresta, e Santa Maria da Boa Vista.
A ação identificou e erradicou 255 mil pés de maconha, além de apreender 18 mil mudas e 68 quilos da droga pronta para o consumo. Caso esses cultivos fossem colhidos, poderiam ter gerado 85 toneladas de maconha.
As operações contaram com equipes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior). Os policiais utilizaram incursões terrestres e fluviais, botes infláveis e uma aeronave do GTA-SDS-PE (Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social).
Segundo a PF, o combate permanente ao cultivo de maconha no Sertão de Pernambuco não só reduz o abastecimento de drogas no estado e na região Nordeste, como também contribui para a diminuição de crimes relacionados ao tráfico, como homicídios, roubos e furtos.
Comparativo de Resultados Anuais
2022
Pés de maconha erradicados: 1,604 milhão
Toneladas evitadas: 320 toneladas
Maconha pronta apreendida: 5 toneladas
Plantios destruídos: 320
2023
Pés de maconha erradicados: 618 mil
Toneladas evitadas: 124 toneladas
Maconha pronta apreendida: –
Plantios destruídos: 168
2024
Pés de maconha erradicados: 1,368 milhão
Toneladas evitadas: 455 toneladas
Maconha pronta apreendida: 4,2 toneladas
Plantios destruídos: 200
As informações são do Diário de PE